sábado, dezembro 30, 2006

Alla

Pela primeira vez senti o lado humano desta coisa que é ser advogada.

Volvamos ao momento do estágio e a um dia de muito calor numa Sala de Advogados do DIAP da Gomes Freire. Eu estava lá! Eu e mais não-sei-quantos-marmanjos à espera de uma intervenção, ou seja, créditos!

Nesse dia, entre muitas estórias assustadoras, apareceu um senhora alta, composta, cujo sotaque não escondia a proveniência de um país de leste.

É russa, nasceu em Moscovo, e estudou música. Há uns anos, a Gulbenkian recrutou-a para a sua Orquestra e desde então habita o nosso País.

Adoro aqui. Moscovo é muito confusa. Aqui já tenho alguns amigas, vivo com mais qualidade, tenho mar à vista, está menos fria.

Entre as aventuras de meninice na Rússia, os percalços em Lisboa, os ditos e mexericos de concertos e concertistas da Fundação e a sua tumultuosa administração, tratamos da desistência da queixa.

Expliquei com pormenor a tramitação processual penal (numa versão light, para não juristas, inserindo algumas comparações metafóricas entre uma orquestra e um tribunal, numa tentativa de tornar a nossa Justiça mais harmoniosa ou melódica).

Passados poucos dias, fui convidada para um concerto na Gulbenkian. Um gesto muito simpático de reconhecimento.

Os dias passaram-se e já lá vai quase um ano!

Ontem comprava uns CD's no Corte Inglés e alguém chamou Paaula! Fui cumprimentada com grande entusiasmo. Era Alla, a concertista da Orquestra Gulbenkian, outrora a queixosa-desistente.

Depois de mais de meia hora à conversa sobre tudo e nada, senti que o meu - parco - trabalho e conhecimento tinha sido escutado atentamente e reconhecido por alguém.

E, de repente, senti-me bem!

sábado, dezembro 23, 2006

É NATAL?

Sei que é Natal porque a Avenida está decorada com os típicos enfeites natalícios, porque na recepção do escritório está postrada uma árvore de Natal artificial, porque na copa se fala dos presentes de Natal comprados e por comprar, porque a caixa de email está entupida com mensagens de BOM NATAL, FELIZ NATAL, (outras mais abrangentes) FESTAS FELIZES, (outras mais ambiciosas) UM EXCELENTE 2007.

Sei que é Natal porque me dizem.

3.17 horas da matina e fecho o computador ligado às 8 da manhã de ontem (ou de hoje? já estou baralhada!).

BOM NATAL - digo.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Balanço

O ano está a acabar. Na Dinamarca, acaba hoje. O ano em que me habituei à ideia da mudança constante na vida. Ano cheio de viagens, de amigos novos, de partidas, chegadas, despedidas. Tempo de destruicäo de certezas absolutas, de revisäo de planos de futuro. Ano (mês?) em que consegui destruir computadores para além do limite do provável, em que perdi, com a desgraça informática, partes da minha vida antiga e presente, imagens dos meus dias. Acima de tudo, ano em que compreendi a distância.

Näo é mais que situacäo geográfica (às vezes) infeliz que nos faz perceber quem é, quem fica, quem importanta. Separacäo que reforça, que faz mais forte.

Vou vivendo com a ditadura da saudade. E gosto da vida que tenho.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Chegadas

Estou a chegar. E desta vez por mais que 3 minutos e meio. Com tempo. E com Natal.

Despedidas

Mais uma despedida. E tudo bem, tudo calmo (tudo irreal) até ao último momento. Mas hoje acordei, noite escura e alma estremunhada, a pensar na (futura) ausência. Adivinha-se menos uma companhia para o café à última da hora, para a conversa corrida e amiga, para o riso, o jantar, o bar. Mais uma amiga que vai embora e, ainda que "perto de casa" e sempre contactável, näo devia partir assim. Uma amiga que viveu estes meses como nós e que, por isso, melhor que ninguém compreende tudo - tudo.

Quer-me parecer que vais sentir falta da bicicleta, das ruas e dos capuccinos a 5 Euros. E tenho a certeza que vou sentir a tua falta.

Acordei e vou ter que viver sem menos um número de telefone para marcar sempre que me apetecer. Quem disse que os dias säo justos?

das irritações da distância:

Uma guerra não se trava assim!

( e mais nada!gostaste?!foi bom?)

Acho mesmo que somos...


Somos, não somos?

O Arroz de Bacalhau deseja um Feliz Natal a todos!

Estamos a tratar da Segurança do Pai Natal, para que todos recebam a tempo e a horas os seus presentes este ano!Principalmente Eu, Rudolfa!
(Mas só para quem se portou bem e comeu a sopinha de Tomate toda!)

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Quase me esquecia


de vos falar deste senhor por causa desta exposicäo. Das coisas (boas) que mais me ficou na cabeca nos últimos tempos.

Adivinha quem voltou

Segunda feira de manhä e estava aqui à minha espera. Como quem me devolve parte da vida. E tudo o que foi ficando atrasado e acumulado.
(O computador)

domingo, dezembro 17, 2006

Madrid

Discursos sentimentais-técnico-científicos. Almoço. Kit montado. Base. Muita. Jantar. Sorrisos. Conversas. Cava - o erro. Uma certa indisposição no final. O dia seguinte. A ressaca - a pior em 25 anos. Umas horas bem dormidas e... Mais festa. Alcóol zero. Madrid cultural. Exposição Sargent/Sorolla no Thyssen-Bornemisza. Casa del Libro. Plaza Mayor e a feira da Natividad. Medonho. Gente a mais. Fui com a multidão, sentindo a cidade. Um sol fantástico. Frio suportável.

Vizinhança


Copenhaga é uma cidade pacífica, calma, segura. Nunca há grandes emoções por estes lados. Mas há uns jovens que, desde há muitos anos (suponho que os jovens vão mudando), ocupam uma casa que não lhes pertence. Pintaram a casa de preto, fecharam as janelas, grafittis aqui e ali, fazem umas festas, bebem muita cerveja, não tomam banho. But in a lovely day a casa é vendida a uma ceita qualquer, os jovens recebem ordem de despejo, não saem - claro -, e dá nisto.

Uma cidade inteira para viverem e fazerem a festa. Tinha que ser aqui ao lado: jardins a arder, lojas partidas, fogo em cada canto, polícias muito grandes e muito vestidos de azul, indivíduos com aspecto que facilmente assusta uma menina (como eu). E eu no meio disto.

Já não me bastava o vizinho de cima a protestar com o barulho. Tinha que ter uns vizinhos do lado que não se conforma com uma sociedade pacífica e um país que lhes dá tudo. E que fazem mais barulho que eu.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

já vomitoooooooo....

Antes achava que não tinha uma única palavra a dizer sobre o assunto...hoje temo o limite de páginas...

Maria nunca foi boa a sintetizar!
Maria gosta de escrever "romances"!
Maria fala de si na terceira pessoa...
(como Sara, "qual jogador da bola!")

Com um pedacinho de sorte, para o ano dá direito a fazer trabalho de campo...
Quem sabe Moçambique... S.Tomé...ou mesmo...TIMOR!!!



Porque ter saudades é muito

De repente, parei e senti. Saudades. Muitas. E, assim, sem poemas, sem músicas, sem frases, desarranjadamente arranjadas, sem ilustrações, digo, que tenho saudades. Assim, sem mais.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

...porque anda por aí alguém a precisar de um...

...aqui fica um "sunny" pequenino, mas numa boa versão!

Jamiroquai - Sunny



:)

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Um abraço

Há alturas em que não era suposto estar aqui. Longe. Longe dos meus. Devia - queria - estar onde sou precisa e onde preciso, onde pertenço. Que vá o abraço e o conforto - com os beijos e os sorrisos - de longe... Vão chegar. Atrasados, mas a tempo.

Crítica.

Estou prestes a enviar o meu primeiro artigo (importante) à comunidade científica para a primeira rodada de tortura-de-comentários. Sinto-me como quem atira uma pedra ao ar e se pöe, logo de seguida, curvada, olhos no chäo e mäos na cabeca. Em jeito de proteccäo.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Rescaldo

Vêm partes da vida antiga preencher os nossos espaços, os nossos dias. Mudam a vida, as rotinas, os amores e a situação geográfica - e tudo continua igual. Pedaços de nós que moram a milhares de kms. E que, naturalmente, vêm conhecer o nosso novo mundo.

Christiania, Copenhaga

The Black Diamond, Copenhaga

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Dias agitados

Visita de amigos. Entre passeios na cidade e cafés com lareira, paramos em festas de Natal de Dinamarqueses, festas internacionais e multiculturais, bares da cidade, o museu preferido e parques tradicionais da cidade. Chega a acabar-se o dia com Arroz-Doce-de-Rita-Catita e vinho de luxo do Alentejo. Imagens viräo.

Nizlopi- JCB

domingo, dezembro 10, 2006

Jogo de Damas

"A grande dificuldade do jogo está na sua aparente facilidade"


sábado, dezembro 09, 2006

Trampolim

E assim se é o caminho para o amor, sem se passear nele, com ele.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Há males que vêm por bem

Com a vida ainda para recuperar, e depois dos possíveis para o prazo de ontem, não há muito mais que possa fazer. Fico em casa, aqui estuda-se melhor. No meu novo canto onde os vidros estão embaciados com a diferença de temperatura para a rua e onde as velas vão preenchendo o ar.

Porque Maria gosta de brincar com canetas...





...e ás vezes precisa de se fazer rir a si mesma!

Além disso, tem tendência a criar estórias, quando não se concentra para trabalhar!



esta é daquelas "Experimentem em casa!"

Comigo resulta sempre...a rir!
;)

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Fala-se em marcar mais um jantar de Natal... Oba!Oba! Venha daí mais um para juntar aos 4!
Fala-se de fazer uma troca de prendas... ok! até aí tudo bem... já temos mesmo por hábito fazer uma parvoeira qualquer...
Depois, sugere-se que sejam prendas gozativas!... também tudo bem! e porque não?!

Até que um deles (cujo o Tico e o Teco, claramenteeee, devem ter emigrado por tempo indefinido!) decide juntar as seguintes palavras, formando esta frase...

" Se são prendas gozativas temos todos de ir a Sex Shops..."

Adiantando ainda que era para depois poder gozá-las!

Ora meu caro sr.:
Se anda assim tão desejoso de receber e gozar umas coisinhas vindas de uma sexshop, não vá mais longe e não me obrigue a mim a fazer as suas compras!
Ganhe coragem e compre logo de uma vez aquilo que o atiçou tanto para esta maravilhosamente estúpida ideia!


Mas agora ...Pense lá bem?! Acha mesmo que eu iria a uma sexshop comprar um presente mistério para oferecer ?! Acha mesmo?!Para depois poderem "gozá-la"?!

Mas de qualquer modo, eu não sei...já não digo nada...
Há pessoas que não merecem muito, e cada dia descobre-se aqui uma e ali outra...pode ser o caso...
Ou então descobre-se que o equilíbrio entre a estupidez e o egoísmo anda ali meio perdido e desorientado, sem saber bem quando fazer o quê, ou dizer o quê...o que também pode ser...
Ou então as pessoas não fazem ideia das coisas brilhantes que dizem!

De qualquer modo...
Já não há pachorra!
IRRA!!!!

(Ah! o plano curto, longo, médio...foi abortado!)

Para todo o caso vou dizer ao Tenente-Coronel que foi maldição da Maya também!

O bloqueio mental dos últimos tempos (ninguém sabe bem quão últimos, mas de qualquer modo, dispensamos piadolas engraçadas!) está a atingir o seu auge hoje!

Passeio os últimos dias a tentar escrever um trabalho que tenho para entrega, e neste momento...esse mesmo trabalho, na escrita, está resumido...a uma página A5... bem riscada, e de frases compostas de maneira bem duvidosa... Como quem diz, não creio numa única frase que escrevi (apesar de serem só duas ou três!)
Armada em espertalhona, que toda a vida fez e trabalhou sob pressão (a única maneira que sei de trabalhar!) achei que mais uma vez a coisa ia lá... mas ainda não partilhei que o dito trabalho é para entregar amanhã!

O Tico abandonou o Loft do meu cérebro em Junho... e desde aí o Teco não tem andado motivado...
Finalmente hoje encontrei um bilhete do Teco, a justificar a ausência de qualquer actividade... Foi de férias indeterminadas, para tentar resolver problemas pessoais...
Se ele não pagar a renda (50 páginas!) até amanhã ás 1800 hora... é ordem de despejo na certa!
Soube que o Professor Pardal anda à procura de um espaço grande para viver e não vou perder essa oportunidade!
Além do mais, ele gosta de espaços desarrumados...como o Loft do meu cérebro!

terça-feira, dezembro 05, 2006

Estou assustada


Eu näo acredito nestas coisas. Sentada num sofá numa casa de conhecidos algures no meio de Londres, a amiga Babe resolve desvendar-me o meu futuro próximo: segundo a Maya, fonte credível de previsöes nacionais (e pelos vistos internacionais, que o nosso fado é independente da situacäo geográfica) ía ter alguma emocäo na vida sentimental (ainda estou à espera) e a vida profissional obrigar-me-ía a cuidados especiais. Que giro, que giro.

Näo bastaram os emails inoportunos que fui recebendo entre passeios. Chego (finalmente) para pôr tudo em dia e o pior acontece: uma chávena de café inteirinha e direitinha para cima do computador mata-o, assassina-o, remove quaisquer sinais de vida à máquina que guarda a minha vida. O meu doutoramento está lá dentro. O artigo que tenho que enviar até amanhä. Tudo.

Já parei de tremer, já disse muitas muitas asneiras. Agora espero que uns milhares de coroas me tentem devolver a sanidade (que vem com o meu disco rígido recuperado).

Maya, nunca mais gozo com a tua pessoa. És grande.

Ninguém tem dúvidas que há lugares, músicas e cheiros que trazem sempre qualquer coisa à memória.

Ao longo dos últimos meses tenho vivido algumas coisas novas, que naturalmente vão trazer novas memórias...Mas também é certo que nos últimos meses tenho encontrado muitas memórias passadas... E houve momentos em que não foi fácil recordar...

Mas hoje voltei a um lugar, aqui bem perto de mim, numa rotina diária que havia sido mudada, e tive um desses momentos de recordação e memória.
Esse lugar trazia uma daquelas memórias doces, das que são boas, das que fazem sorrir...

Presente memória tão doce, a minha reacção foi estranha e ao mesmo tempo simples... Pensei: "Já passou...."
E com a mesma ternura da lembrança, continuei, para fazer o que ali me tinha levado.

O que isto significou não sei... mas a sensação foi ao mesmo tempo de algum alívio, como o foi de segurança, e também de algum gostinho ainda ali encontrado.

Não sei se foi um avanço ou um retrocesso... foi qualquer coisa também ela simples.
Foi também o que foi. Uma recordação.

Depois seguiu-se um banho bem quente, embaciando as janelas do quarto.
E com um banho bem quente e com estas palavras fica tudo resolvido... de volta apenas à memória, de volta a uma nova vida ...

domingo, dezembro 03, 2006


O que se teria passado, se...
em vez de três Reis Magos... tivessem sido três Rainhas Magas?
(Neste caso... Sua Alteza PrpUxa,Sua Alteza Sara Dentuça...e Sua Alteza Maria III)

Sua Magestade PrpUxa ... teria perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.

... já por sua vez... Magestade Dentuça ...teria ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.

e finalmente Sua Alteza Real Maria III ...teria ainda preparado uma panela de sopa de tomate e mais uns petiscos!!!

(...e logicamente teriam trazido ofertas mais práticas!!!)


Mas....e depois?! Hein?! Na saída...os seus comentários...

M. PrpUxa - Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?!!!!Aiiiiii, por favor!

M. Maria III - O menino não se parece nada com o José...pois não?!!

M. Dentuça - Virgem?! Pois...Tá bem! Já a conheço desde o secundário...

M. PrpUxa - Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos, e que cheiram tãoooooo mal, a viver dentro de casa?Que horror!!!Arggggggg....

M. Maria III - ...Disseram-me que o José está desempregado...Ah pois ....!

M. Dentuça- Queres apostar em como não te devolvem a panela?!Tu queres apostar comigo?!

....vai daí, os homens sabem viver muitoooooo melhor!!!

Não tiveram trabalho nenhum....foram para os copos antes (para comemorar!), compraram uns presentinhos CCB (Centro Comercial de Belem)...depois, muito espertinhos,chegaram atrasados quando já não havia nada para fazer...a dizer que - prestem atenção nesta tanga!!!- estavam a seguir uma estrela!!!

Óh pois! Depois dos copos também eu ando atrás de estrelas supeitas!!!

Humpfssssss!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Cat Power

http://www.catpowerthegreatest.com/

Vamos ao concerto?!

Agora já conheço!

Há melhor combinação que esta?!...Mamas & The Papas...Desmond...e Lost....

Desmond make your own kind of music lost


Dificilmente haverá...

contudo...resta apenas Desmond e Lost pelo Youtube...
não vai ser fácil...